O relé térmico ou rele de sobrecarga WEG é um rele bimetálico de proteção contra sobrecarga ou falta de fase.
A sobrecarga ou falta de fase no circuito causa a sobrecorrente do motor, que pode sofrer danos por sobreaquecimento.
Ele monitora a corrente do motor e desliga a carga quando a corrente atinge o valor acima do previamente ajustado no rele, conforme gráfico de curva de disparo, nas imagens.
Possui botão de teste e pode ser programado para rearmar de forma manual ou automática. Possui 3 polos dos contatos de força e 2 contatos auxiliares: NA e NF (Normalmente Aberto e Normalmente Fechado), conforme diagrama elétrico, nas imagens.
Tensão Nominal de Emprego (Ue): 690 Volts para IEC e 600 Volts para EL
Tensão Nominal de Impulso (Uimp): 6kV
Número de Polos (contatos principais): 3
Classe de Disparo: 10
Frequência de Trabalho: de 25 a 400 Hertz
Frequência Máxima de Ciclo de Manobras: 15 operações por hora
Resistência Mecânica: 10g - meia senóide, 11 ms
Grau de Proteção: IP10 nos contatos principais e IP20 nos contatos auxiliares
Potência Máxima Dissipada por Polo nos Contatos Principais: 3 Watts
Temperatura Ambiente de Operação: De -20ºC a 70ºC. Ver tabela de fator de correção de corrente para temperaturas a partir de 65ºC até 80ºC
Altitude Máxima de Utilização sem Alteração de Valores Nominais: 2 mil metros. Ver tabela de fator de correção para uso acima desse valor
Fusível Máximo para Contatos Principais: 125gL/gG (coordenação tipo 2)
MEDIDAS E INSTALAÇÃO
Ele mede 72 mm de altura, 45 mm de largura e 82 mm de profundidade.
A instalação é direta no contator ou por parafusos, no trilho DIN 35 mm. A instalação por parafusos requer acessório que deve ser adquirido separadamente.
ndicado para proteção térmica de motores trifásicos ou monofásicos em corrente alternada e para motores em corrente contínua.
Pode ser usado com inversor de frequência e para partida direta de motores com um e dois sentidos de rotação.
Pode ser usado em motores com partida estrela triângulo, desde que ajustado pelo fator de corrente nominal (In) e, associado com fusível ou disjuntor, também protegerá o motor contra curto circuito.
O relé térmico é uma solução de baixo custo que garante a vida útil do motor, diminuindo custos de manutenção e troca de motores na planta elétrica.